Matéria

Bios

Catarina Vieira

Catarina Vieira
Nasci, em 1983, em Aveiro, Portugal. Sou uma performer e criadora baseada em Lisboa, cujo trabalho articula diferentes áreas artísticas, como Teatro, Performance, Instalação e Vídeo. Em 2007, licenciei-me como Atriz e Encenadora na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa). Entre 2007 e 2015, trabalhei sobretudo em colaboração artística com a performer e criadora Solange Freitas, tendo criado os seguintes espetáculos de teatro: Go Tell Fire To The Mountain (2015); Ex Machina (2014); Bugs (2013); O Festim, em colaboração com o performer e criador Tiago Cadete (2012); Fora de Jogo (2011); Temporária (2010); Lá e Cá (2007). Como performer, trabalhei com Rimini Protokoll; Ricci/Forte; El Conde de Torrefiel; Jérome Bel e Edit Kaldor.
Entre 2016 e 2018, fiz o mestrado DAS Theatre (Amsterdão), como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste Mestrado, comecei a desenvolver o meu trabalho como uma prática de encontrar pessoas, onde cada participante tem de aprender as regras da sua autonomia e participação, uma vez que proponho encontros que têm funções indefinidas e impercetíveis. Outra linha desta pesquisa traduziu-se numa investigação sobre o formato do workshop, enquanto evento performativo sobre modos de encontrar e de estar juntos
Apresentei o meu primeiro trabalho a solo, Chego sempre atrasada aos funerais importantes, no Teatro Maria Matos (Lisboa), em Janeiro de 2018.
Em Janeiro de 2019, iniciei, em Lisboa, o projeto Matéria, um estúdio aberto para a partilha de práticas performativas, com o qual me candidato a esta bolsa.